Criado em 1995 por James Gosling, que trabalhava na Sun Microsystems, o Java tinha como aplicação inicial as televisões. Na épocam ele ainda se chamava Oak e foi desenvolvido para tornar os aparelhos interativos – o que hoje pode parecer corriqueiro, mas na época foi considerado avançado demais. Mais tarde, James renomeou o programa para Java, nome de um café da Indonésia, e ele e sua equipe o transformaram em uma linguagem de programação que seria capaz de resolver problemas gerados por outros códigos.
Recomendamos que você sempre se atualize e busque aprender novas tecnologias para utilizar cada linguagem como uma ferramenta adequada para resolução de problemas. Por fim, não existe uma linguagem de programação que seja a melhor para qualquer situação. Aprender novas linguagens e paradigmas de programação é bastante positivo, uma vez que passamos a reconhecer as estratégias que cada linguagem utiliza para nos ajudar a resolver um problema. Java é uma linguagem de programação com uma comunidade ativa e engajada de desenvolvedores.
Qual a importância do Java na programação?
Assim que seu ambiente de desenvolvimento estiver configurado, é hora de aprender os conceitos básicos de Java. Isso inclui aprender sobre a sintaxe da linguagem, como declarar variáveis, operadores aritméticos, estruturas de controle de fluxo (como loops e condicionais) e manipulação de strings. Existem muitos recursos online, tutoriais e cursos gratuitos que podem ajudá-lo a aprender esses conceitos de forma gradual e prática.
O tempo para que uma aplicação Java seja executada pela primeira vez em uma máquina é relativamente maior do que se o mesmo programa fosse escrito em C++. A função principal (main), marca o início do nosso programa e dentro dela é executado um conjunto de instruções que permitem alcançar a resposta para a solução do problema. Podemos afirmar que C é considerada por quem desenvolve como a “linguagem-mãe”, desenhada para garantir a construção de programas por uma perspectiva definida como procedural.
Bibliografia[editar editar código-fonte]
Para entendermos suas características e necessidades de uso, precisamos compreender, primeiramente, que um arquivo compilado em Java não é um executável. Ele é dependente de uma máquina virtual, a qual está presente em diversas versões — uma para cada sistema operacional. Kit de Desenvolvimento Java, ou JDK é, basicamente, um pacote contendo https://soundcloud.com/wojis64155 um compilador Java e uma série de bibliotecas e ferramentas utilizadas durante o desenvolvimento e testes de aplicações desenvolvidas na linguagem. É disponibilizado em formato executável, o que facilita muito na configuração do ambiente Java para uso imediato em sua máquina — o que faz ser muito útil para qualquer pessoa desenvolvedora.
A DIO é a maior comunidade de aprendizado contínuo em tecnologia da América Latina, que conecta os melhores talentos com as empresas mais inovadoras do mundo. Para trabalhar com variáveis em Java, precisamos entenderalgumas características importantes. https://www.slideshare.net/wojis64155/ Uma delas é o escopo das variáveis, que definese a variável estará disponível ou não para ser acessada em certo momento. Isto significa quese criarmos um array de int, só poderemosguardar dentro dele vários valores do tipo int.
Aprenda sozinho, mas também invista em um bom curso de programação Java
Em geral, a expressão lambda é declarada no mesmo lugar em que será utilizada e possibilita um código menor e mais simples de manter. Duas ferramentas importantes e presentes na lógica de programação https://www.easyfie.com/tumpa54dfg de qualquer código são as estruturas de condição e repetição. A estrutura de condição nos permite criar um bloco de código a ser executado apenas se determinada condição for atendida.